Agenciados

José Neto Barbosa

José Neto Barbosa é ator desde 2002 (DRT 1371/RN), além de interprete das artes cênicas, também diretor, arte educador, produtor e gestor cultural. É o atual Assessor de Teatro e Ópera do Governo de Pernambuco, gerindo políticas e coordenando importantes projetos, a exemplo do Ciclo das Paixões, Prêmio Ariano Suassuna, Prêmio Pernalonga de Teatro e Funcultura. Circula em relevantes mostras nacionais e internacionais com o premiado solo "A Mulher Monstro". O monólogo foi um dos destaques do Festival de Curitiba 2017 e fez longa temporada na Casa de Cultura Laura Alvim no Rio de Janeiro em 2018. E foi premiado Melhor Monólogo do Teatro Nacional 2017 pela Academia de Artes no Teatro do Brasil/Prêmio Cenym, onde em 2015 venceu a categoria Melhor Ator com o solo "Borderline": nas duas edições, concorreu com nomes como Ary Fontoura, Álamo Facó, Marcos Veras, Marcos
Caruso, entre outros. Soma 08 prêmios de Melhor Ator entre festivais de cinema e teatro, fora menções honrosas e indicações. Artista homenageado com Bastão de Molière na abertura do Teatro de Cultura Popular pelo Governo do RN. Conta com 35 experiências no audiovisual, protagonizando campanhas publicitárias de vídeo (como Havaianas, Novo Jornal, SENAC Idiomas, Imobiliária Caio Fernandes, Prefeitura do Recife, World Wide Fund for Nature Brasil, além de campanhas eleitorais majoritárias) e fazendo participações em filmes (longas, curtas locais e projetos piloto de seriados nacionais). Integrante fundador da companhia nordestina S.E.M. Cia de Teatro há 07 anos, que atua com ações formativas e espetáculos. Curador/júri convidado do Festival de Inverno de Garanhuns/PE (desde 2017), do FESTIN/RN (desde 2016), FENATA/PR (2016), entre outros festivais teatrais nacionais. Como professor de atuação, ministrou oficinas em parcerias com a Fundação José Augusto/RN, Universidade Federal do RN e Universidade Estadual de Ponta Grossa no Paraná. Em 16 anos de trajetória, é concluinte em 16 cursos e 20 oficinas de atuação. Soma 34 espetáculos teatrais em currículo, além de vivências musicais.

Premiações e indicações

  • 2017 - Vencedor Prêmio Anual Cenym “Melhor Monólogo do Teatro Nacional” pela Academia de Artes no Teatro do Brasil (Em concorrência com Marcus Veras, Marcos Caruso e Álamo Facó).
 
  • 2017 - Indicação ao júri popular do Troféu Cultura RN – Artista do Ano.
 
  • 2017 - Indicação ao Prêmio APACEPE de Melhor Ator e Melhor Maquiagem - Festival Internacional das Artes Cênicas – Janeiro de Grandes Espetáculos.
 
  • 2016 - Indicação ao júri popular do Troféu Cultura RN – Melhor Ator e Melhor Espetáculo.
     
  •  2016 - Vencedor do 3º Festival Nordestino de Teatro de Trindade/Pernambuco (2016) – Prêmio Hermilo Borba Filho de Melhor Direção.
     
  • 2016 - Indicação ao 3º Festival Nordestino de Teatro de Trindade/Pernambuco (2016) – Melhor Cenografia, Melhor Iluminação, Melhor Espetáculo e Melhor Maquiagem.
     
  • 2016 - Homenageado com bastão de Molière na inauguração do Teatro de Cultura Popular Chico Daniel em Natal/RN.
     
  • 2015 - Vencedor do Prêmio Anual Cenym Melhor Ator do Teatro Nacional da Academia de Artes no Teatro do Brasil (Em concorrência com Ary Fontoura)
     
  • 2015 - Indicação ao Prêmio Anual Cenym Melhor Monólogo do Melhor do Teatro Nacional da Academia de Artes no Teatro do Brasil (2015, em concorrência com Gregório Duvivier/João Falcão e o vencedor Paulo Betti).
     
  • 2015 - Menção Honrosa de Melhor Espetáculo na Mostra As Dez Em Cena no 43º FENATA/UEPG.
     
  • 2015 -Vencedor do Festival Evoé de Espetáculos Teatrais de Exu/Pernambuco (2015) – Melhor Ator, Melhor Cenografia e Melhor Maquiagem.
     
  •  2014 - Vencedor do Profissionais do Ano do Sindicato dos Artistas/SATED RN – Melhor Ator.
     
  • 2014 - Vencedor do Troféu Cultura RN – Melhor Ator.
     
  • 2014 - Indicação ao júri popular do Troféu Cultura RN – Melhor Espetáculo.


Nome completo: José Barbosa Neto

Nome artístico: José Neto Barbosa
Nascimento: 16/07/1991
Idade: 27 anos
Altura: 1,72 cm
Peso: 70 kg
Manequim: P / 38
Sapato: 39/40